Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (73 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página

 
 
 

Principais Fatos da Evolução
Principais Fatos da Evolução

beruby.com - O Portal que lhe dá recompensas por navegar

XVII- O francês Blaise Pascal projeta uma calculadora que soma e subtrai e o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz incorpora operações de multiplicar e dividir à máquina.
XVIII - O francês Joseph Marie Jacquard constrói um tear automatizado: cartões perfurados controlam o movimento da máquina.
1834 - O inglês Charles Babbage projeta a máquina analítica capaz de armazenar informações.
1847 - O inglês George Boole estabelece a lógica binária para armazenar informações.

1890 - O norte-americano Hermann Hollerith constrói o primeiro computador mecânico.
1924 - Nasce a International Business Machines Corporation (IBM), nos Estados Unidos.
1938 - O alemão Konrad Zuse faz o primeiro computador elétrico usando a teoria binária.
1943 - O inglês Alan Turing constrói a primeira geração de computadores modernos, que utilizam válvulas.
1944 - O norte-americano Howard Aiken termina o Mark I, o primeiro computador eletromecânico.
1946 - O Eletronic Numerical Integrator and Computer (Eniac), primeiro computador eletrônico, é criado nos EUA.
1947 - Criação do transistor, substituto da válvula, que permite máquinas mais rápidas.
1957 - Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado.
1958 - Criação do chip, circuito integrado que permite a miniaturização dos equipamentos eletrônicos.
1969 - Criação da Arpanet, rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dará origem à Internet.
1974 - A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores.
1975 - Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft.
1976 - Lançamento do Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick.
1981 - A IBM o lança seu microcomputador - o PC - com o sistema operacional MS-DOS, elaborado pela Microsoft.
1983 - A IBM lança o PC-XT, com disco rígido.
1984 - A National Science Foundation, nos Estados Unidos, cria a Internet, rede mundial de computadores que conecta governos, universidades e companhias.
1984 -- A Apple lança o Macintosh, primeiro computador a utilizar ícones e mouse.
1985 - A Microsoft lança o Windows para o PC, que só obtém sucesso com a versão 3.0 (1990).
1993 - A Intel lança o Pentium.
1998 - A Intel lança o Pentium II.
1999 - A Intel lança o Pentium III.
 

Gerações da Computação

 
Primeira Geração primeira geração é constituída pelos computadores construídos entre os anos 1950 e 1960. Trata-se das primeiras máquinas deste tipo fabricadas com fins comerciais, sendo o componente eletrónico básico que tornava possível o seu funcionamento a válvula de vácuo (dispositivo eletrónico formado por dois eletrodos encerrados numa ampola em que se criou um vácuo). Estas máquinas programavam-se diretamente em código máquina e eram capazes de realizar até 1000 instruções por segundo.


Segunda Geração A segunda geração é a que compreende os computadores construídos entre 1960 e 1965. Caracteriza-se pelo fato de o componente eletrônico, sobre o qual se baseia, ser o transistor (dispositivo eletrônico que atua como um interruptor, já que determina a passagem ou não da corrente entre dois pontos , em função da tensão aplicada a um terceiro ). Este fato faz com que a referida geração reduza substancialmente o consumo de energia e o volume ocupado pelas máquinas, assim como por um aumento da fiabilidade e da velocidade de cálculo das instalações. Os progressos do sistema lógico dos computadores deram lugar ao aparecimento dos sistemas operativos, do processamento em regime de multi-utilizador das linguagens de alto nível , etc.


Terceira Geração A terceira geração, que abarca o período de 1965 a 1975, caracteriza-se fundamentalmente pela redução das dimensões das instalações, já que a sua construção e funcionamento se baseia no emprego decircuitos integrados. Por volta de 1974, logrou-se obter, graças às técnicas VLSI (Very Large Scale Integrator, integração a muito grande escala) um circuito integrado que albergava até 20 000 componentes numa superfície de 25 mm2.


Quarta Geração A quarta geração abarca o período desde 1975 até aos nossos dias e caracteriza-se fundamentalmente pela continuação do processo de integração que culminou, em 1975, com a consecução de uma escala de integração que permitia colocar 60 000 componentes numa superfície de 25 mm2. Neste aspecto, a integração dos circuitos alcança o nível de VLSI, isto é, a de pelo menos 1000000 transistores em 25 mm2. Por esta razão está ligada com o aparecimento do microprocessamento (chip no qual se integram a unidade aritmética e lógica, a unidade de controlo e os registos, isto é, a obtenção mediante circuitos integrados de uma unidade central de processamento). O aparecimento do microcomputador permitiu, para além do mais, que a informática se popularizasse, chegando a todos os cantos do planeta e aplicando-se a grande quantidade de atividades humanas, passando a fazer parte da vida do ser humano. Esta etapa caracteriza-se pela especialização das aplicações da informática, entre as quais se destacam as telecomunicações , o tratamento eletrônico da imagem, as bases de dados (coleções de dados inter-relacionados e estruturados que se armazenam independentemente do programa utilizado e que permitem evitar problemas tais como a duplicação da informação contida nos ficheiros), ainteligência artificial (ramo da informática que, superando o nível do cálculo aritmético, se especializa no tratamento lógico da informação), o desenvolvimento de sistemas específicos, o desenvolvimento de autômatos ourobots capazes.


Quinta Geração A quinta geração, posta em marcha pelas indústrias japonesas de setor e mediante a qual, a partir de 1981, se trabalha no desenvolvimento de computadores inteligentes, do ponto de vista do sistema físico, sem por isso abandonar a idéia de um sistema lógico que trabalhe com base na simulação dos processos que tem lugar no intelecto humano. O conceito das máquinas da quinta geração baseia-se em quatro elementos fundamentais: o módulo de resolução de problemas, o dispositivo de gestão das bases de conhecimentosuma fase intermédia de linguagem natural e, finalmente, um módulo de programação.

Fonte: https://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html

Links:
https://www.ime.usp.br/~song/mac412/top500-07.pdf 
https://www.cic.unb.br/~fernando/matdidatico/textosintro/texto01.pdf
https://historiacomputacao.blogspot.com/
https://www.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html